27 de outubro de 2011

benefícios

a propósito dos benefícios a titulares de cargos políticos, assunto que está na moda, a questão não é saber se é legal ou ilegal, isso é uma falsa questão, porque toda a gente sabe que é legal, está na lei. a verdadeira questão é saber se essa lei é justa e se é aplicada com ética.

tenho para mim que a maioria desses benefícios não são justos e, na maioria das vezes, são aplicados sem ética. um país economicamente fraco como o nosso, não se pode dar ao luxo de distribuir mordomias absurdas pelos políticos, como pensões vitalícias ao fim de poucos anos de serviço público, principalmente quando essas pessoas continuam a trabalhar e têm vencimentos chorudos. não é justo dar um subsídio, quando o senhor, apesar de ser da província, tem casa própria em lisboa. não é justo que só para ir a uma reunião receba um rico subsídio. tudo isto faz parte do trabalho e, que eu saiba, ninguém foi obrigado a aceitá-lo.

a pessoa que exerce um cargo de estado, tem direito a um bom salário e ajudas, sabemos que é um cargo que exige total disponibilidade, mas não se pode querer ficar rico à custa disso. toda a gente sabe que quem tem no currículo uma passagem pelo governo, safa-se muito bem depois.

uns dirão que assim os melhores afastam-se da política, mentira, afasta sim aqueles que não têm ética, porque aos verdadeiros servidores do estado, a esses, basta-lhes o simples orgulho de serem bons governantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário