13 de junho de 2012

implosão

e agora a espanha. várias perguntas se podem fazer, mas a principal é: como foi possível chegamos a este ponto??? por falta de aviso, não foi. por factores imponderáveis, também não, então porquê??? pessoalmente penso que foi devido, principalmente, a 3 factores importantes:

1º os moldes da ajuda concedidos aos países, foram errados.
2º a mediocridade dos políticos.
3º o neoliberalismo, ou , se quiserem chamar-lhe, capitalismo científico não funciona.

ponto 1, a aposta apenas na austeridade foi um erro monstruoso. a grécia e não só, que o diga. a política de só austeridade e nenhum incentivo ao crescimento levou-nos a uma situação em que que se matava o doente com a cura. o efeito foi exactamente o contrário, mostrando que por muito bonita que seja a teoria feita nos gabinetes, não significa que funcione no dia a dia das pessoas.

ponto 2, é incrível como esta situação foi gerida pelos líderes europeus. eles nunca foram capazes e continuam a não ser capazes, de tomar as medidas correctas para controlar a crise. limitaram-se e limitam-se, a fazer fugas para a frente. é claro que a alemanha, como potência maior europeia, tem a maior parte da culpa. ela lucra com toda esta situação. desde a fuga dos capitais dos países periféricos para a alemanha, até ao pagamento de juros muito baixos nos empréstimos. é evidente, que os outros líderes europeus, também são responsáveis. é um autêntico deserto de ideias, por isso limitam-se a lamber o cu da merkel, como é o caso do nosso querido líder. a mediocridade reina.

ponto 3, esta teoria económica chamada neoliberalismo, ou, como alguns já lhe chamam, capitalismo científico - lembram-se do socialismo científico??? - está a mostrar que não funciona. o dia a dia das pessoas não se resolve através de algoritmos matemáticos, por muito bonitos e sexys que possam ser. a realidade da vida é muito mais que isso. são pequenos pormenores que se transformam em  «pormaiores». não somos ratos de laboratório. e, sinceramente, essa teoria de pôr os ricos mais ricos para supostamente criar mais emprego, é uma grande mentira. a realidade mostrou-nos, que a teoria se transformou no lucro a qualquer preço. não se conta com o ovo no cu da galinha, a galinha tem que ter mesmo o ovo no cu. não importa o que possa acontecer à pobre da galinha. nunca subestimem a ganância das pessoas.

a continuar com estes políticos e com este rumo, a europa vai implodir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário