28 de janeiro de 2011

crise financeira

a comissão de inquérito da crise financeira responsabilizou os reguladores e os bancos pela crise financeira, o que não é novidade.

a comissão, depois de analisar milhões de documentos, entrevistar mais de 700 pessoas e 19 audiências públicas, salienta que a crise era evitável e só aconteceu devido a um governo bush mal preparado e inconsistente, a falhas na regulação, na falência da gestão de risco e a um excesso de empréstimos. 

segundo o actual presidente da reserva federal, ben bernanke, especialista da grande depressão, a actual crise foi a pior crise mundial, incluindo a própria grande depressão.

como foi apurado, os grandes culpados são os bancos que que agiram sem prudência e encorajaram os funcionários a firmar contratos rentáveis a curto prazo, o que lhes trariam elevados lucros e, como era de esperar de um governo republicano, não existiu uma regularização governamental, devido ao mito - será que eles acreditam mesmo??? - que os mercados se auto-regulam.

o mais importante nas conclusões desta comissão, é a prova que existiram comportamentos verdadeiramente fraudulentos da parte dos agentes, como a goldman sachs, que segundo o relatório, vendeu produtos tóxicos, sabendo-o, com a ajuda das famosas agências de rating, que lhes davam elevadas notas positivas a esses mesmos produtos. Também se envolveu em esquemas financeiros que aumentaram a crise já que apostava contra os seus próprios investimentos que criou e que tinha vendido aos outros, quando o mercado imobiliário entrou em colapso.

a tristeza disto é que este lixo tóxico, banca e agências de rating, não só não foram parar à cadeia, como ainda continuam, supostamente, a regular o dito mercado e, é claro, com o apoio de políticos que continuam a defender o mito, apenas para puro interesse deles e não do país, que os mercados se auto-regulam.

pergunto, até quando vamos vai deixar isto durar???

Nenhum comentário:

Postar um comentário